logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

As principais diferenças entre Hard Skills e Soft Skills

🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨


Alerta vermelho, alerta vermelho.... mais dois termos em inglês que ninguém sabe o que significam e que não servem pra nada.



Calma Jovem, não é bem assim!


Por mais que estejamos cansados desses termos americanizados no vocabulário corporativo, saber a diferença entre hard skills e soft skills é essencial nos dias de hoje.

No passado, as hard skills eram as mais consideradas nos processos seletivos pelos recrutadores, mas com a mudança de “mindset” (🤮 tem hora que temos de incorporar o coach mesmo gente, desculpa) das empresas, as soft skills começaram a ganhar os holofotes.


Mas afinal, o que são Hard Skills e Soft Skills? Quais as diferenças entre elas? Como elas afetam a nossa vida profissional? Se liga:


O que são HardSkills?


“AA, essa eu já sei... Hard = Difícil, Skills = Habilidades.... Habilidades difíceis.. Tipo os caras que andam nas corda bamba”


Primeira lição: Não utilize a tradução literal dos termos em inglês. Você estará longe do real significado do termo.


Apesar do nome, as Hard Skills são as habilidades mais fáceis de se demonstrar porque podem ser mensuradas. São as famosas habilidades técnicas. Elas são desenvolvidas na maior parte das vezes em salas de aula (ou online, principalmente em tempos de pandemia). Olha só alguns exemplos de Hard skills:


  • Conhecimento em línguas estrangeiras (pelo AMOR de DEUS não coloque esses conhecimentos com barras de nível no currículo senão o Gustavo vai aparecer do nada na sua casa e deletar o arquivo do CV... Mas isso será um assunto pra outra hora)

  • Cursos de graduação e pós-graduação (incluindo aqui mestrados, doutorados, pós-doutorados, pós-pós-doutorados, certificações supremas do universo e afins)

  • Cursos técnicos

  • Desenvolvimento de alguma habilidade técnica (geralmente aqueles que ‘dão certificado’: PowerBI, Excel, CRM, entre outros

E por aí vai.


Durante os processos seletivos, os recrutadores avaliam as suas hard skills através do seu currículo. Elas são importantíssimas pois comprovam que você está apto tecnicamente para desenvolver uma função.


Já no seu dia a dia profissional, as hard skills são exploradas na execução de suas tarefas. Portanto, dizer que tem uma habilidade técnica que você NÃO TEM só pra ser contratado pode ser bem perigoso. Se você não demonstrar esses conhecimentos durante os primeiros meses de trabalho, as chances de ser desligado são grandes. Abre o olho e para de mentir no CV!


O que são Soft Skills?

“Agora fiquei acovardado... se já errei as hard sei lá o que, nem vou tentar adivinhar essa tal de soft ai”


Segunda lição: É melhor dizer que não sabe do que falar besteira, jovem. Não saber e perguntar não é vergonha pra ninguém. Vai anotando no caderninho aí.


Mas bora lá. As soft skills são as habilidades ligadas a fatores emocionais, ou seja, são s habilidades comportamentais. Diferente das hard skills, as soft skills são bem difíceis de serem quantificadas, pois não podem ser comprovadas por meio de certificações ou cursos.


Além disso, elas no geral são mais difíceis de ‘adquirir’: é mais fácil aprender um pouco sobre Excel do que mudar todo o seu comportamento né. Olha alguns exemplos de soft skills:

  • Comunicação

  • Proatividade

  • Empatia

  • Resolução de conflitos

  • Capacidade de trabalhar sob pressão

  • Colaboração

  • Senso de liderança

Como você pode observar, essas habilidades são um pouco mais abstratas e não são avaliadas através do seu currículo, mesmo que você indique que é OTEMO nelas. De forma geral, os recrutadores utilizam as dinâmicas de grupo e as entrevistas para avaliar esses tipos de habilidades.


No dia a dia profissional, suas soft skills são requisitadas em todas as situações em que precisa lidar com seus colegas de trabalho ou em decisões enquanto exerce sua função. Quem ai conhece aquela pessoa que sabe TUDO tecnicamente mas na hora de se relacionar com os colegas do time deixa a desejar? (se quiser marcar e fazer o amiguinho passar vergonha, tá tudo bem, a gente adora jogar fogo no parquinho)





Gostou? Segue, compartilha, curte, marca uns amigo e continue acompanhando nosso blog.

Posts recentes

Ver tudo