logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Como posso encontrar meu propósito?

A partir do momento que você entende que existe um propósito maior na sua vida (além do dinheiro) que vai embasar suas escolhas e definir o seu futuro pessoal e profissional, uma pergunta comum sempre aparece: como encontrar o meu propósito?


É aqui quero fazer uma observação importante. Sempre que você for pensar ou falar em propósito, lembre-se que o seu propósito não é algo que está por aí, vagando, solto pelo mundo. O seu propósito está dentro de você. Sempre esteve. Você não precisa encontrar. Você só precisa descobrir, ou seja, tirar a coberta, tirar as camadas de ilusões que estão cobrindo o seu propósito durante todo esse tempo e impedindo você de ver ele. Você precisa descobrir e se conectar com ele.


Se conectar com o seu propósito não é fácil. Nesse processo, é comum você achar que se conectou com ele e mais pra frente perceber que na verdade não era aquilo. Para te ajudar, tem algumas características que marcam o nosso propósito que você pode observar:


1 - O seu propósito é a causa maior que você acredita na sua vida.


Sabe aquele assunto que você é completamente apaixonado e que você poderia falar por horas com o maior prazer? Sabe aquele trabalho que você passaria o final de semana inteiro fazendo feliz da vida? Sabe aquele livro que você amou ler e que você indica pra todo mundo? Todas essas coisas são pistas que você pode investigar para descobrir qual é a sua área, qual causa você se identifica. Esse é o primeiro passo. Quando você se conecta com a causa, entender o seu propósito fica mais fácil.


2 - Busque entender o que você faz que gera valor pro mundo, e não só pra você.


Seu propósito não é se tornar CEO de uma grande empresa automobilística, muito menos ser diretor de uma empresa de logística. O seu propósito é o motivo pelo qual você acorda todos os dias pra ir pro trabalho, que, provavelmente, é o impacto que esse trabalho vai gerar na vida das pessoas, a transformação que ele vai ter na sociedade.


3 - O seu propósito não é uma coisa só, ele pode mudar durante a sua vida.


A gente nunca sabe o que pode acontecer na nossa vida no futuro. Pode ser que a sua causa, o seu porquê, hoje seja um, mas amanhã seja outro. Eu conheço uma pessoa que passou pela tragédia de perder um filho num acidente de carro e com isso o seu propósito se tornou lutar pela conscientização no trânsito. Conheço outra que perdeu a esposa por irresponsabilidade médica e hoje seu propósito é lutar contra o descaso na saúde pública. Ou seja: busque se conectar com seu propósito, mas esteja sempre aberto e se observando pra perceber se ele ainda faz sentido.

Perceber seu propósito é um processo de autoconhecimento e que leva tempo. Não é algo que você vai fazer em uma sessão de coaching de 1 hora. Se conectar com seu propósito deve ser uma prática diária e constante de auto-observação e de reflexão. Quanto mais você olhar pra dentro e buscar se perguntar o que faz sentido pra você e o que te move, mais próximo você vai chegar de viver uma vida com mais propósito e mais significado. E quando você se conecta com o seu propósito, você encontra uma fonte infinita de motivação e inspiração, que vai te ajudar não só a alavancar sua carreira, mas também a deixar o seu legado no mundo.



Posts recentes

Ver tudo