logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Nunca subestime a importância de falar 'não': isso pode mudar a sua carreira!

Muitas pessoas acreditam que dizer "não" as fazem grosseiras. O medo de desagradar ou desapontar alguém contribui para esse mal. Se olharmos no ponto de vista profissional, não saber falar “não” pode gerar consequências devastadoras.


Quando um profissional não é capaz de dizer não, as chances de se sobrecarregar com atividades do trabalho é muito grande, o que acaba afetando também a sua vida pessoal.

Esse ‘não dizer não’ foi presente por muito tempo na minha vida profissional. A vontade de mostrar que era capaz me fazia aceitar tudo que era pedido, sem questionar a real necessidade das atividades. Provar que eu conseguiria desenvolver um bom trabalho era o meu principal objetivo. Essa atitude acabou me sobrecarregando de uma forma tão grande, que para conseguir entregar os projetos e atividades no tempo e na qualidade que eu estava comprometido a entregar, eu precisava trabalhar horas além da minha rotina normal de trabalho. Alguém se identifica com isso?


Toda essa situação estava me desgastando física- e mentalmente. Até que um dia, em uma reunião gerencial, vivenciei algo que fez mudar instantaneamente esse meu pensamento de não dizer “não”. Nosso gerente começou a pedir muitas atividades para serem entregues dentro de uma semana. Eu comecei a anotá-las já imaginando o trabalho que daria para desenvolver tudo em um prazo tão curto, até que uma das minhas colegas de trabalho, no final da fala do nosso gestor, disse:



“Bem, anotei todos os pontos que você pediu. Porém, já temos atividades importantes para entregar no decorrer da semana e não temos capacidade para suportar mais uma demanda. Qual delas é a sua prioridade? Para concluir a atividade ABC, vamos ter de jogar mais pra frente a entrega da atividade XYZ. Como devemos proceder?”



Percebem a sutileza dessa colocação? Ela não disse “não” em momento algum. Ela somente questionou a importância da atividade e tentou estabelecer um outro prazo para entrega.


O nosso gestor então, pensou por 2 segundos e disse:


“Bem, a atividade XYZ não é importante. Foque toda sua atenção na atividade ABC.”


A questão aqui não é o simples fato de dizer “não”, mas sim de *como* dizer “não”.


Saiba se impor e dar limites.


Uma pessoa que aceita tudo sem questionar, pode ser visto como fraca, sem propósito ou sem postura profissional.


Saber dizer não é uma arte! Não diga “não, não posso fazer” apenas. Ofereça opções, seja gentil, agradável, mas não se explique demais.


Dizer "não" faz parte da vida profissional, desde que você esteja embasado para isso.


Posts recentes

Ver tudo