logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Quais atividades extracurriculares você deve fazer!

“Tá! Entendi que é importante, já li o artigo de vocês nesse link aqui, mas quais atividades eu tenho que fazer?”

São tantas opções que ficamos realmente perdidos, sem saber em qual atividade devemos investir o nosso tempo.

É preciso ter uma ideia do que buscamos, ou pelo menos o caminho que desejamos traçar, para conseguir definir quais atividades extracurriculares fazem mais sentido para os nossos objetivos.


Para te auxiliar nessa seleção, fizemos uma lista de atividades que, com certeza, mudarão a sua trajetória durante a graduação. Saca só:


Atividades Extracurriculares na Faculdade


Iniciação científica


As universidades no Brasil oferecem um programa muito interessante para aproximar os seus alunos das áreas de pesquisa: A iniciação científica.


Através da iniciação científica, o aluno tem a oportunidade de aprofundar-se tecnicamente, trabalhar com métodos científicos e até mesmo desenvolver artigos de pesquisas para publicações da área.


Além disso, existem diversas agências que atuam em prol do fomento ( 🧐 ) à pesquisa, como a CAPES, CNPq, FINEP, SEBRAE, e que oferecem auxílio financeiro para desenvolvimento da pesquisa.


A iniciação científica melhora o desempenho acadêmico do aluno, pois o insere num ambiente totalmente novo de aprendizado, proporcionando contato com professores experientes, que o avaliam e o ajudam durante a pesquisa, e aumentando a sua motivação durante a graduação.

Monitoria


Você é muito bom em alguma das disciplinas da sua grade estudantil?

Já pensou em compartilhar esse conteúdo com as pessoas que têm mais dificuldade?


Outro programa importante e disponível nas universidades é o programa de mentoria. Nele, alunos que possuem uma facilidade maior em certas disciplinas atuam como mentores e auxiliam os alunos que têm mais dificuldades, através de aulas de mentoria, resolução de listas de exercícios e ajuda no desenvolvimento de alguns projetos.


Além de criar um networking forte, o mentor se beneficia também com a fixação e aprendizagem do conteúdo que domina. Afinal, se observamos a pirâmide de aprendizagem de Willian Glasser, nós aprendemos muito mais quando ensinamos aos outros.


O programa de mentoria ajuda também a desenvolver habilidades interpessoais, (lembra das softskills? Olha esse artigo aqui que você lembra rapidinho) que são importantíssimas para sua carreira profissional.


Projetos de extensão


Uma ótima oportunidade de colocar os conhecimentos técnicos na prática é participar de projetos de extensão durante a jornada acadêmica.


Muitos cursos de graduação são extremamente teóricos, podendo gerar no aluno uma dificuldade em saber colocar toda essa teoria e técnica em prática. Até porque, se seu objetivo não é seguir a carreira acadêmica, para o mercado de trabalho você vai precisar de muito mais prática que teoria, né?


Como isso realmente se aplica na vida real? Como utilizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na vida profissional?


Esses são questionamento muito comuns nos alunos de graduação. Infelizmente, muito se formam sem saber nada sobre a vida profissional e acabam entrando no mercado de trabalho totalmente despreparados. Isso atrapalha muito o desenvolvimento profissional do indivíduo e pode até gerar frustrações, que poderiam ser evitadas se ele tivesse um preparo adequado durante a graduação.


Por todos esses motivos, os projetos de extensão são grandes aliados durante o processo de aprendizagem e desenvolvimento.


Além de aprofundar-se tecnicamente, o aluno consegue também desenvolver habilidades interpessoais, pois muitas vezes, os projetos de extensão são desenvolvidos em um grupo grande de pessoas.


Existem diversos tipos de projetos de extensão. Basta procurar o que mais se adequa a você.


Empresa júnior


Quem aí gostaria de ganhar muito dinheiro e virar um empresário de sucesso?


E quem não faz ideia de como o mundo corporativo funciona na prática?



É, a teoria é muito importante, mas nada melhor do que aplicar tudo que aprendeu em sala de aula sobre gerir uma empresa e trabalhar num ambiente corporativo em um projeto de verdade durante o período de graduação. Para isso servem a Empresas Júnior.


A Empresa Júnior é uma empresa sem fins lucrativos, formada exclusivamente por alunos, que no geral presta serviços de consultoria e que tenta impactar de alguma forma a sociedade. Além disso, um dos principais objetivos é desenvolver os alunos, colocando-os frente à problemas corporativos reais, sob orientação de professores altamente qualificados.


É uma ótima oportunidade para ter o primeiro contato com um ambiente de trabalho corporativo e para treinar suas Hard skills e Soft Skills (vamos parar de linkar artigos não, olha esse aqui).


Intercâmbio


Uma das melhores coisas da vida é viajar. Conhecer novos lugares, novas culturas e ter contato com pessoas com um background totalmente diferente do nosso não tem preço.


Sabemos que isso não é barato e que nem todos tem condições financeiras de bancar um mochilão na europa.


Mas não desanime!


Existem diversas maneiras de conseguir a viagem dos sonhos, passar um tempo morando em um país diferente e ainda aproveitar para se desenvolver no campo de estudo escolhido.

Além das universidade no Brasil que tem convênios e parcerias com universidades no exterior, existem diversos programas que distribuem bolsas para alunos de graduação e proporcionam à eles a oportunidade de estudar fora por um período determinado, bancando todos os custos de viagem e estadia. Não é o máximo!


Todos nós do carreira sem frescuras tivemos a oportunidade de conhecer novos países com o auxílio dessas bolsas e por isso preparamos aqui uma lista de opções para estudar fora que irá te ajudar a encontrar o intercâmbio ideal para você.



Gostou? Segue, compartilha, curte, marca uns amigo e continue acompanhando nosso blog.

Posts recentes

Ver tudo