logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Qual o seu propósito?

Tudo que você faz na vida tem um porquê. Você come porque busca um prazer na comida, ou talvez porque precisa nutrir o seu corpo. Você bebe água porque seu organismo precisa de água para poder funcionar, ou porque você quer se refrescar. Agora, a pergunta que eu te faço é: porque você trabalha?

Pra maioria das pessoas, essa resposta é “pra ganhar dinheiro”. Com o dinheiro, você pode comprar casa, carro, comida, lazer, viagens, objetos que você acredita que deseja ou precisa. Mas será que esse é o único motivo pelo qual você trabalha? Ou melhor, será que esse realmente deveria ser o motivo por trás da sua escolha profissional?


Como quase todo mundo, eu também comecei minha carreira trabalhando em busca de dinheiro. Grande parte das minhas primeiras escolhas profissionais foram pautadas no retorno financeiro: qual curso fazer, onde morar, qual faculdade estudar, quais processos seletivos de empresas aplicar.. tudo o que eu fazia tinha um único propósito: ficar rico.


O problema foi que conforme eu fui conquistando os meus objetivos, conforme fui crescendo e avançando no tabuleiro da vida, fui percebendo que aquele propósito não era forte o suficiente pra me manter motivado e firme nas minhas escolhas. Ou seja, quando eu chegava lá, o “lá” não me preenchia. Foi por isso que eu comecei a me questionar: será que existe algo além do dinheiro?


Tem uma frase que o Simon Sinek diz no livro Comece pelo Porquê que faz muito sentido pra mim. Essa frase diz o seguinte: “Se começarmos com as perguntas erradas, se não compreendermos a causa, então até as respostas certas acabarão nos levando na direção errada, cedo ou tarde.” Eu gosto muito dessa frase um motivo simples: não há nada de errado em querer trabalhar com algo que te trará um bom retorno financeiro. O problema mora quando esse se torna o seu porquê. Quando o seu propósito é simplesmente trabalhar pelo seu ganho pessoal.

No mundo atual, cada vez mais pessoas, empresas e até grandes organizações começaram a entender a importância de trabalhar por um propósito. De ter um porquê, uma causa, clara e específica, que de alguma forma vai gerar uma transformação positiva e um impacto na sociedade. Todos nós temos um propósito, a gente só precisa perceber.


Se você está buscando entrar no mercado de trabalho ou crescer na sua carreira, se conectar com seu propósito é importante por dois motivos: primeiro, as empresas buscam, cada vez mais, pessoas que tem um propósito similar com a empresa, ou seja, não vão trabalhar somente pelo dinheiro, mas muito mais pelo impacto que aquela empresa gera no mundo; segundo, se você não tem clareza do seu propósito, eventualmente você vai começar a se desmotivar no trabalho, sua performance vai diminuir e sua carreira, que tinha todo potencial pra decolar, não vai sair do chão.


Posts recentes

Ver tudo