logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Saiba tudo sobre a carreira de Advocacia - Pt 2


No Profissões sem Frescuras de hoje, falamos com a Maria Luísa Paes, 28 anos, que nos contou um pouco sobre sua carreira como Advogada. Confere aí!



Qual a sua profissão? Advogada


Conta pra gente um pouco de quem você é, da sua história! Nasci e fui criada em Recife/PE, libriana, profundamente tímida, excessivamente ansiosa e geek inveterada que sonha em morar em Londres e conhecer o Japão. Sim, foi necessário mencionar meu signo solar porque, acreditando ou não em astrologia, a minha escolha de carreira e visão de mundo são bem influenciadas por duas das suas características clássicas: o senso de justiça e a busca por equilíbrio. Sempre fui boa aluna nas matérias de humanas (e somente em humanas) e por isso acreditava que passar no vestibular para cursar direito seria o meu caminho natural, quase “fácil” (iludida), até que um belo dia acordei para a vida ao encontrar um pequeno contratempo chamado “transtorno de ansiedade generalizada”. Após três anos (e três vestibulares) chegou o tão sonhado momento: estudar na Faculdade de Direito do Recife. Eu não tenho nem palavras para descrever o quão decepcionante (e às vezes até revoltante) foi essa experiência, rs.


Entrei na faculdade com a certeza que queria ingressar na carreira pública, possivelmente na área de penal, e saí uma advogada ambientalista. Conclusão: as únicas coisas que não mudaram entre a minha escolha por uma carreira na área de direito e hoje foram o senso de justiça e a busca por equilíbrio (ponto para a astrologia).


Em uma frase, o que na sua profissão te deixa assim?

A possibilidade de transformar o mundo (sim, é clichê).


Como você se descobriu nessa carreia? Quem te inspirou?

Law & Order: SVU. Poderia ser piada, mas é verdade, rs. Foi através de filmes, seriados e livros que eu percebi que a busca por justiça (assim como pelo seu significado) me fascinava e me movia. Não posso dizer que cresci com uma inspiração no campo do direito, mas hoje em dia posso citar Ruth Bader Ginsburg como inspiração diária. Se alguém não sabe quem ela é, por favor, percam alguns minutinhos do dia pesquisando sobre ela, eu imploro (dica: assistam o documentário RBG: Hero. Icon. Dissenter).

Qual é o processo para iniciar uma trajetória como advogada? 1. Estudar, estudar e estudar. Estamos falando de uma carreira bem tradicional, então realmente não tem outra forma de iniciá-la além de estudando para aguentar a faculdade (rs), passar na OAB, eventualmente se especializar na área escolhida e se manter sempre atualizado.


2. Botar a cara e se jogar na prática, ainda que você não se sinta nem um pouco preparado após todo o estudo, pois advocacia só se aprende na prática. Comece mesmo que você ainda não tenha encontrado emprego em uma área que gosta, por exemplo, mesmo que trabalhando muito e ganhando pouco, mesmo que trabalhando voluntariamente, mesmo que só com a cara e a coragem. A vaga perfeita não vai cair no seu colo, então o importante é começar para, aos poucos, ir ganhando a experiência necessária para conseguir ajustar o rumo da sua carreira.


Como é o dia-a-dia de uma advogada? Depende (resposta típica de advogados, rs). A verdade é que estamos falando de uma profissão que permite diferentes formas de atuação, primeiro porque é possível escolher entre diversas áreas (ambiental, penal, digital, internacional, etc.), segundo porque existem várias formas de exercer a carreira (ser autônomo, trabalhar (i) em um escritório, (ii) no jurídico interno de uma empresa, (iii) para um órgão internacional, (iv) para uma ONG, etc.) e, principalmente, porque nenhuma escolha precisa ser necessariamente definitiva ou mutuamente exclusiva. Até mesmo dentro de uma escolha específica, por exemplo, trabalhar em escritório, existem diversas opções. Alguns escritórios tem rotinas de trabalho mais tradicionais enquanto outros são mais flexíveis. A beleza da advocacia é que você pode trilhar o seu próprio caminho e escolher a sua rotina.


Quais os principais desafios? De um modo geral: conseguir lidar com o alto volume de produção que esperam de você. Isto é, ao menos no início da carreira (e aqui estou falando do caminho que segui, qual seja, trabalhar em um escritório) você vai precisar ser bastante eficiente e estar sempre disponível (sendo bem direta, você vai viver para o trabalho). Desafio para pessoas tímidas e ansiosas: é uma carreira que envolve lidar com pessoas e ser extremamente sociável.


O que alguém precisa pra ser bem sucedido na Advocacia? Desenvolver uma boa oratória e escrita, ter energia e comprometimento para lidar com as demandas do dia a dia, capacidade de pensar de forma inovadora na busca por soluções para as questões jurídicas dos seus clientes e, acima de tudo, saber investir em relacionamentos profissionais duradouros (e aqui eu definitivamente não estou falando em bajular o chefe, mas em ser educado e agradável com todas as pessoas ao seu redor).


Quais habilidades você teve de desenvolver? Ser mais sociável, saber falar em público e duvidar menos da minha capacidade. Sendo sincera, ainda não desenvolvi nenhuma delas, mas são extremamente necessárias na advocacia, então tento constantemente melhorar.


Qual a dica de ouro que você tem pra quem quer começar na Advocacia? Correndo o risco de ser repetitiva, a palavra do dia é "começar". Por experiência própria, passar muitos anos focando apenas na educação e esquecendo a prática pode ser um erro fatal. Sim, a educação é extremamente importante, mas existem diversos aspectos da advocacia que só é possível aprender no dia a dia do trabalho. Ter experiência muitas vezes é um fator essencial para os empregadores, ainda que a experiência não seja necessariamente na área de sua especialização. Eu mesma comecei trabalhando com questões envolvendo seguro de automóvel na área de contencioso de massa de um escritório de Recife, apesar de saber que a área dos meus sonhos era ambiental e, de preferência, fora do país ou em São Paulo. Ainda assim, posso afirmar sem dúvidas que a experiência adquirida foi extremamente valiosa.



Gostou? Curte e compartilha com aquele amigo que quer fazer essa profissão!!

Posts recentes

Ver tudo