logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Saiba tudo sobre a carreira de Advocacia - Pt 3



No Profissões sem Frescuras de hoje, falamos com a Letícia Muller, 25 anos, que nos contou um pouco sobre sua carreira como Advogada de Compliance. Confere aí!



Qual a sua profissão? Advogada


Conta pra gente um pouco de quem você é, da sua história! Sou paulista e há 7 anos paulistana, vinda do interiorzão do estado de São Paulo para fazer faculdade na capital. Sempre fui engajada em causas sociais e atenta a temas de diversidade e inclusão. Encontrei no Compliance uma das formas de unir meu propósito pessoal com o profissional: mudar o mundo para um lugar melhor, mesmo que no dia a dia com as pequenas (grandes) ações. Acredito no potencial das pessoas que trabalham em grupo por um ideal maior, e acredito que a mudança começa de dentro, mudando paradigmas pessoais para construir uma cultural em sociedade melhor.


Em uma frase, o que na sua profissão te deixa assim?

Ver que uma cultura de integridade pode realmente mudar o que é socialmente aceito como normal dentro dos desvios corporativos, legais, políticos e sociais enraizados na nossa sociedade.


Como você se descobriu nessa carreia? Quem te inspirou?

Eu sempre soube que buscava algum propósito de fazer algo que pudesse impactar positivamente a vida das pessoas. Mas, o Compliance eu descobri por acaso, num processo seletivo de estágio para direito administrativo, quando me disseram que na verdade eu tinha aptidão para Compliance. E foi o achado!


Qual é o processo para iniciar uma trajetória como advogada de compliance? Eu fiz faculdade de direito e trabalhei em escritórios grandes. Hoje em dia já tem escritórios menores com a área de Compliance. Mas, o Compliance não é uma carreira jurídica estritamente. Você pode se formar em outros cursos diversos e trabalhar com Compliance em empresas. É uma área bem diversa.


Como é o dia-a-dia de uma advogada? Se você trabalha em escritório é um dia a dia bem intenso e dinâmico, pra ser bem sincera, com raras exceções. Como o compliance toca no aspecto reputacional das empresas, pouco tempo pode impactar de forma positiva ou negativa. Mas, a realidade de empresas é um pouco mais rotineira. Idealmente o compliance faz parte do dia a dia da empresa, são questões contínuas.


Quais os principais desafios? Ser inovador e estar sempre se atualizando. O Compliance no Brasil é muito novo. Por um lado isso é uma super oportunidade para crescimento, tem espaço pra estudar e aparecer, os experts e referências na área ainda estão sendo construídos.


O que alguém precisa pra ser bem sucedido na Advocacia? Ser interessado e ter disposição em estar sempre aprendendo e se reinventando. A sociedade muda a toda hora, por consequência os problemas e pontos de atenção também.


Quais habilidades você teve de desenvolver? Habilidade de ser inovativo de forma rápida e ao mesmo tempo ter paciência para lidar com os processos de reestruturação de culturas muito enraizadas que precisam ser mudadas e levam tempo.


Qual a dica de ouro que você tem pra quem quer começar na Advocacia? Esteja sempre atento às inovações do mercado, compliance se aplica a tudo. Você pode ser a pessoa a sacar algum ponto de atenção e se destacar. Estude e esteja aberto a se inovar e aprender sempre.




Gostou? Curte e compartilha com aquele amigo que quer fazer essa profissão!!

Posts recentes

Ver tudo