logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Saiba tudo sobre a carreira de Cirurgiã-Dentista pt 1



No Profissões sem Frescuras de hoje, falamos com Sinara Cunha, 27 anos, que nos contou um pouco sobre sua carreira como Cirurgiã-Dentista e Mestranda. Confere aí!



Qual a sua profissão? Cirurgiã-Dentista


Conta pra gente um pouco de quem você é, da sua história! Como estudante da UFPE, eu tentei aproveitar a universidade ao máximo, fiz monitoria, iniciação científica, intercâmbio para o Canadá, participei de liga acadêmica, organizei congressos e hoje faço mestrado na mesma universidade, trilhando aí o meu caminho para a docência.


Em uma frase, o que na sua profissão te deixa assim?

Você conseguiu devolver o sorriso ao paciente!


Como você se descobriu nessa carreia? Quem te inspirou?

Essa parte é bem curiosa, depois de levar uma queda de bicicleta quando criança e quebrar o dente, eu me apaixonei pela odontologia! E quem me inspira são os grandes professores que tive durante a minha formação e os que tenho atualmente no mestrado.


Qual é o processo para iniciar uma trajetória como Cirurgiã-Dentista? O primeiro passo é se preparar para os processos seletivos das faculdades e universidades e depois, durante o curso, se dedicar e explorar as diversas especialidades. Caso você queira seguir na docência assim como eu, é necessário fazer algumas atividades durante o curso, como monitoria, se envolver em grupos de pesquisa, publicar artigos e etc, isso tudo conta como pontuação para o mestrado.


Como é o dia-a-dia de um Cirurgiã-Dentista? É uma profissão que necessita de um aparato muito grande para funcionar, que vai desde do equipo odontológico (onde o paciente senta), até os instrumentais e materiais de consumo. Então eu costumo brincar que Dentista sempre anda com uma mala nas costas p onde vai! Como consequência, é uma profissão que demanda bastante organização e biossegurança para que tudo ande bem.


Quais os principais desafios? Eu acredito que os recém formados enfrentam um dos principais desafios da carreira que é se destacar no meio de muitos. E posteriormente, o custo elevado dos cursos de pós-graduação também é bem desafiador para quem está no começo da carreira.


O que alguém precisa pra ser bem sucedido nessa profissão? Para ser um bom cirurgião-dentista você precisa dominar bem a técnica e a ciência. As duas andam juntas, a sua técnica precisa ser baseada em evidências científicas sólidas para que você tenha sucesso nos seus procedimentos, independentemente da especialidade que você escolha.


Quais habilidades você teve de desenvolver? Após a universidade, quando eu caí no mercado de trabalho, eu tive que desenvolver habilidades de precificação dos procedimentos e de venda e marketing também!


Qual a dica de ouro que você tem pra quem quer começar nessa carreira? Aproveite a faculdade/universidade ao máximo para descobrir e focar na especialidade que você tem mais habilidade.


Gostou? Curte e compartilha com aquele amigo que quer fazer essa profissão!!

Posts recentes

Ver tudo