logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Saiba tudo sobre a carreira de consultora!


No Profissões sem Frescuras de hoje, falamos com Karol Ramalho, 31 anos, que nos contou um pouco sobre sua carreira como Consultora. Confere aí!


Qual a sua profissão?

Consultora


Conta pra gente um pouco de quem você é, da sua história!

Eu era muito perdida em relação à que curso fazer na faculdade, e acabei indo para Engenharia porque gostava de exatas e escolhendo a de Produção por ser a mais similar com Administração (além de pensar que, sendo mais generalista, eu teria mais opções de emprego futuramente). Acabei gostando muito do curso, das disciplinas e das áreas em que estagiei, mas tavez por sorte mesmo, porque eu não tinha ninguém na família e nem próximo que fosse engenheiro e que pudesse compartilhar comigo algumas experiências.

Ainda na faculdade, consegui uma bolsa para fazer intercâmbio na Alemanha, e estando lá, fui atrás do meu primeiro estágio. Meu primeiro contato com o mundo corporativo foi como estagiária na, até então, maior fábrica da Mercedes-Benz. Eu, que achava que não gostava de produção em si, fiquei apaixonada, o que também aconteceu por um acaso: mesmo cursando Eng. de Produção, havia me inscrito para várias vagas diferentes, mas a única que passei foi para Planejamento da Produção. Resultado: sou apaixonada por Operações e amo trabalhar em fábricas! De volta para o Brasil, me formei e trabalhei em diferentes empresas de ramos beeem diferentes: Vale, L'Oréal e outra vez na Mercedes, fazendo projetos em áreas e plantas diferentes, no Brasil, Alemanha, México e EUA. Agora trabalho numa consultoria, a Porsche Consulting.


Sempre via, e continuo vendo, todas elas como uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento para mim, como pessoa e profissional, e busco sempre tirar o máximo de cada uma delas. Além de ser o melhor para a empresa, também é o melhor para mim.


Em uma frase, o que na sua profissão te deixa assim?

Quando me falam a cidade do próximo projeto, e ela é incrível!


Como você se descobriu nessa carreia? Quem te inspirou?

Desde pequena eu me mudei bastante de cidade (bastante mesmo, tipo para mais de 15 cidades diferentes) por causa do trabalho do meu pai, que também viajava muito à trabalho. Então estar sempre em lugares diferentes e ter uma referência dentro de casa de uma pessoa que sempre viajava à trabalho tornou este ponto natural para mim. Acho que por isso sempre me adaptei muito fácil a novos lugares e pessoas - eu precisava, né! Então, combinar a viagem com o trabalho foi algo que não me assustava. Na real, muita gente vê as viagens como empecilho, mas eu via mais como um diferencial. É cansativo, mas é muito legal também :)


Qual é o processo para iniciar uma trajetória como Consultora?

Primeiramente, ressignificar a palavra "rotina". Entender que a rotina deve ser adaptada de acordo com a situação (no caso, o projeto) em que está trabalhando. Ter uma visão empresarial holística também é muito importante. Sei que no início da carreira é mais difícil, mas ser curioso e buscar sempre entender o todo, ou a razão e impacto de cada atividade, faz a diferença aqui. Fazer por fazer, sem saber o motivo da tarefa, não faz sentido. Ser dinâmico e estar disposto a enfrentar desafios diferentes, em lugares diferentes, em empresas diferentes, lidando com pessoas diferentes O - TEMPO - TODO.


Como é o dia-a-dia de um Consultora?

Começamos a semana viajando para a cidade onde o projeto está sendo executado., passamos a semana lá e voltamos, geralmente, na 5a no fim do dia. Por isso nossa rotina não é bem definida na cidade em que moramos, mas precisamos adaptá-la para onde fazemos o projeto, e nos acostumar com muitos voos e vida e hotel. Apesar do dia-a-dia ser muito diferente por conta das viagens, a rotina é importante para organização e planejamento. Nossos dias precisam ser muito produtivos e, se não tivermos esses dois pontos muito fortes, não serão. Finalizado o projeto, outro começa, podendo ser em outra empresa, de outra indústria, em um outro tema. Então, a questão da adaptabilidade é muito forte pra gente. Por isso são muitos desafios que temos, mas o aprendizado e crescimento também e gigantesco.


Quais os principais desafios?

Criar uma rotina fora da nossa casa. Temos que malhar, passear, fazer yoga, meditar, ler livros ou qualquer outra coisa que fazemos quando estamos em casa - mas fazer isso do hotel.


O que alguém precisa pra ser bem sucedido nessa profissão?

O consultor está sendo desafiado pelo cliente o tempo todo, e sempre é esperado que tenhamos a resposta certa para todas as perguntas. Para isso, uma organização e preparação (das semanas, dias, workshops...) excelentes são essenciais. Conseguir se adaptar a diferentes ambientes rapidamente e saber lidar com pressão são pontos extremamente importantes. E mais um ponto, saber conversar com todo mundo. Falamos com todos os níveis de uma empresa, e temos que saber como nos comunicar de maneira eficaz com todos eles.


Quais habilidades você teve de desenvolver?

Organização e planejamento num altíssimo nível, adaptação da rotina para a vida de hotel, hábito da leitura mais "técnica" (e não só romances - que eu amo!)


Qual a dica de ouro que você tem pra quem quer começar nessa carreira?

Esteja pronto para sair da zona de conforto! São muitos desafios, e com certeza a rotina é bem diferente de muitas carreiras, mas o aprendizado é insano! A consultoria te impulsiona e te faz aprender nu curtíssimo espaço de tempo o que muita gente leva bastante tempo, ou mesmo nunca tem a oportunidade de aprender.


Gostou? Curte e compartilha com aquele amigo que quer fazer essa profissão!!)

Posts recentes

Ver tudo