logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Saiba tudo sobre a carreira de Educador Físico! - pt 2


No Profissões sem Frescuras de hoje, falamos com Bruno Bispo de Oliveira, 32 anos, que nos contou um pouco sobre sua carreira como Educador físico. Confere aí!


Qual a sua profissão?

Educador físico


Conta pra gente um pouco de quem você é, da sua história!

Pra chegar até o cargo de Head Coach de Crossfit eu passei por muitas etapas e por muitas desconfianças, começando pela escolha da profissão, onde não agradei a todos (em casa) com essa decisão , mas segui meu coração e aquilo que eu acreditava ser meu dom e eu graças a Deus estava certo , não me vejo em outra área e fazendo outra coisa da vida !


Sou Educador físico há 11 anos, mas trabalho desde os meus 13 anos de idade, nada foi fácil na minha jornada , não passei fome nem grandes dificuldades mas sempre batalhei muito para conquistar meus objetivos e sonhos !


Iniciei na profissão como estagiário em natação e hidroginástica, passei pela área da musculação , trabalhei alguns anos com natação para portadores de deficiência, ingressei na área das aulas coletivas na parte de ginástica e aulas de bike indoor e por fim conheci o Crossfit , onde me apaixonei e acabei largado todas as outras partes da Educação física para me dedicar somente a isso !


Hoje sou Head Coach da Crossfit Badak , onde já sou Coach há 4 anos , participo de campeonatos e levo meus alunos para participar também! Ao contrário do que muitos falam sobre o Crossfit nunca me machuquei mesmo treinando em alta intensidade!


Em uma frase, o que na sua profissão te deixa assim?

Quando o aluno te escuta , te respeita e faz aquilo que você pediu , pois além de querer tirar o melhor dele você também estudou muito para isso e sabe muito bem o que está falando !


Como você se descobriu nessa carreia? Quem te inspirou?

Foi bem engraçado o meu início no Crossfit , eu entrei pra trabalhar dando aula de ginástica em uma academia que também tinha um Box ! Eu estava na época diminuindo minha grade de horário de aulas pois estava com um desgaste no joelho por conta de muito impacto , carga horária muito puxada e o Crossfit sempre me atraiu pois eu curtia a diversidade e treinos de alta intensidade , a musculação já não era uma coisa que me dava tanto tesão como antes !


Comecei despretensiosamente as aulas e fui me apaixonando, e como consequência acabou me ajudando na recuperação do meu joelho ! O Box me deu a oportunidade de fazer o curso da Crossfit e me dar algumas aulas e aos poucos eu vim evoluindo e ganhando meu espaço no mercado e sendo reconhecido!


Quem me inspirou foram alguns alunos e um professor que já trabalhava na área que já praticavam o esporte há algum tempo, eles me incentivaram , falaram que eu tinha potencial e pra eu me dedicar que eu conseguiria chegar lá ! Hoje são grandes amigos, já competimos juntos e essa parceria me fez crescer como profissional e como pessoa, sou muito grato em ter eles na minha vida até hoje !


Qual é o processo para iniciar uma trajetória como Educador físico?

Primeiramente estudar e ser formado em educação física , diferente do que algumas pessoas pensam sim estudamos e não é pouco para ministrar uma aula de qualidade ! E não tem jeito sempre vamos começar debaixo para cima , estágios , horas de trabalho, aprendizado na teoria e na prática, fazer o curso licenciado da Crossfit e praticar o esporte ! O processo é longo e exige sacrifícios mas não tem como pular etapas .


Como é o dia-a-dia de um Educador físico?

Nossa rotina é extremamente puxada , muitas vezes acordamos 5 da manhã e vamos dormir meia noite ! Várias aulas seguidas , muitas pessoas precisando e querendo a sua atenção o dia todo , como optei por "brincar" de ser atleta além das horas de aulas coletivas, de 2 a 3 horas do meu dia são dedicadas aos meu treinos !


Não é apenas o trabalho dentro do Box , precisamos nos preocupar com a montagem dos treinos da semana, com o quadro de Coachs que você tem ao seu lado , interagir com os alunos nas redes sociais, estar sempre presente ! Então basicamente o meu dia é dedicado a minha carreira.


Quais os principais desafios?

Os desafios são tantos como em qualquer área que fica até difícil pontuar rs mas vamos lá !


A rotina é muito desgastante, poucas horas de sono, muitas horas em pé e falando o tempo todo, manter o bom humor durante o dia todo é um grande desafio !


Saber conciliar seu lado Coach com seu lado pessoal , saber a hora de ser legal e a hora de ser o cara chato , saber lhe dar com pessoas diferentes, com culturas diferentes e pensamentos diferentes no mesmo grupo , na mesma aula esse talvez seja o maior desafio diário e no meio de tudo isso você tem a "obrigação" de agradar a todos !


O que alguém precisa pra ser bem sucedido nessa profissão?

Primeiramente amar a sua profissão , fazer com amor , colocar verdade naquilo que faz e se dedicar, estudar, procurar evoluir a cada dia e não querer puxar o tapete de ninguém para subir... com isso as portas vão se abrir e as oportunidades vão aparecer, foi assim que aconteceu comigo e com a grande maioria que chegou bem até aqui .


Quais habilidades você teve de desenvolver?

Além das habilidades físicas que o esporte exigi, precisei desenvolver o jogo de cintura , o sorriso no rosto que já era uma marca registrada minha teve que a cada dia mais se destacar , pois o aluno não quer saber se você teve um dia ruim, se você está com dor de cabeça ou se é a última aula do dia , ele quer ser bem tratado, quer ter uma boa aula , assim como foi a primeira aula do seu dia !


Qual a dica de ouro que você tem pra quem quer começar nessa carreira?

Não tenha medo de perguntar , não tenha preguiça de praticar e aprender , se apegue em alguém que está disposto a te ensinar e ajudar e sugue o máximo de informações possíveis! Se é isso que você realmente deseja e ama, confie em você e no seu potencial , não deixei comentários pessimistas te desmotivar, eu sofri com isso assim como vários e hoje estamos aqui , você não precisa provar nada pra ninguém apenas pra você mesmo que você pode tudo aquilo que você quiser !


Gostou? Curte e compartilha com aquele amigo que quer fazer essa profissão!!

Posts recentes

Ver tudo