logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Saiba tudo sobre a carreira de modelo!

Atualizado: 25 de Dez de 2020


No Profissões sem Frescuras de hoje, falamos com André Rodrigues, 25 anos, que nos contou um pouco sobre sua carreira como Modelo . Confere aí!


Qual a sua profissão?

Modelo


Conta pra gente um pouco de quem você é, da sua história!

Pernambucano, 25 anos e estudante de moda. Nascido em comunidade no bairro de Areais, Recife. Educado por uma mãe que assumiu sozinha, gravida de gêmeos o papel de Mãe e Pai ao mesmo tempo. Estudei em escola publica, meu sonho era me tornar medico veterinário. Quando enfim fui aprovado no curso, me desmotivei pela dificuldade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Realidade essa de muitos jovens brasileiros. Sempre gostei de diferenciar na maneira como eu me vestia, fugindo assim do padrão de amigos e familiares.


Amante dos grandes criadores de moda, decidi procurar um curso universitário na área. Matriculado no curso de Design de Moda da Universidade-FBV, comecei a mergulhar nesse universo. Tendo consciência de que o mercado da Moda ainda deixa muito a desejar na capital de Pernambuco (Recife), decidi procurar uma oportunidade de estudar fora do País. Com a ajuda da minha mãe pude custear todas as diversas despesas de inicio para conseguir um visto estudantil em uma universidade francesa.


Passei no processo seletivo e enfim viajei. Concluindo depois de 2 anos meu nível avançado no Frances e Inglês e trabalhando como modelo, o que ajudou bastante a praticar os dois idiomas, pude em enfim iniciar minhas cadeiras de moda-laboratório de costura em uma das melhores escolas de moda de Paris. Atualmente estou na reta final do meu curso e me considero preparado para gerar minha própria empresa no ramo de roupas.


Em uma frase, o que na sua profissão te deixa assim?

As fotos saíram como o planejado.


Como você se descobriu nessa carreia? Quem te inspirou?

Fui aconselhado por um colega a fazer meu primeiro book. Como eu já era estudante de moda, eu sabia mais ou menos sobre como começar e se meu padrão fisico se enquadrava as exigências. Várias pessoas me inspiraram, não especificamente pessoas que trabalham na mesma área mas sim pessoas com um histórico de superação. Ex: A cantora Rihanna, mulher negra, nascida em uma ilha com baixa infra-estrutura, é hoje uma das cantoras mais famosas do mundo.


Graças a isso, os habitantes da sua terra natal, vivem uma outra realidade, diferente do que ela viveu antes de chegar no sucesso absoluto. Ainda assim, minha mãe continua sendo a minha maior inspiração. Também negra, jovem morava no interior de Surubim-PE. Teve a oportunidade de ir para "cidade grande" e mudar sua própria realidade. Adquiriu conhecimentos e experiências. Educadora e palestrante, se tornou um membro fundamental no combate a violência contra mulher no estado de Pernambuco.


Qual é o processo para iniciar uma trajetória como Modelo ?

O primeiro passo é ter confiança em si mesmo e saber lhe dar com o não. Depois disso, criar conteúdos relacionados a moda. (por mais que sejam trabalhos amadores e sem contratos) é de extrema importância. Dessa forma profissionais da área, poderão observar que mesmo sem experiência no currículo, você tem uma boa visão artística e criatividade.


Para quem deseja trabalhar como modelo de passarela é importante lembrar as injustas exigências, que existem nesse mercado.


A sociedade exige um padrão de medidas que nem todos se enquadram.


Como é o dia-a-dia de um Modelo ?

Como eu estudo e trabalho, não tenho tempo para me dedicar apenas como modelo, nesse caso os meus trabalhos são apenas nos fins de semana ou quando sou liberado pela escola de moda. Tenho muitos colegas de trabalho que exercem suas funções de segunda a sábado, manhã e tarde principalmente na semana da moda. A famosa Fashion Week.


Quais os principais desafios?

Aceitar e estar sempre aberto a mudanças físicas. É sempre mais difícil para meninas, principalmente quando elas são apegadas a um estilo único de corte de cabelo, peso corporal e comportamento em frente a câmera.


O que alguém precisa pra ser bem sucedido nessa profissão?

Hoje em dia, é preciso ainda, infelizmente, se enquadrar as exigências que o mercado da moda e a sociedade exigem.


Quais habilidades você teve de desenvolver?

É necessário saber ter uma vida mais saudável. No dia a dia também aprendi que precisamos atuar por trás das câmeras. Precisamos incorporar o trabalho por mais que ele não tenha nada a ver com nosso estilo.


Qual a dica de ouro que você tem pra quem quer começar nessa carreira?

Dar o seu melhor não significa querer ser melhor do que outras pessoas. A humildade é o segredo de tudo.


Gostou? Curte e compartilha com aquele amigo que quer fazer essa profissão!!

Posts recentes

Ver tudo