
No Profissões sem Frescuras de hoje, falamos com Guilherme Carneiro, 23 anos, que nos contou um pouco sobre sua carreira como Oficial da Polícia Militar. Confere aí!
Qual a sua profissão? Oficial da Polícia Militar
Conta pra gente um pouco de quem você é, da sua história! Eu sou o Guilherme, tenho 23 anos e sou Oficial de Polícia Militar no Estado do Paraná. Tive uma formação muito voltado para a área militar, desde a infância. Meu pai é militar do exército, e estudei a maior parte da minha vida em Colégio Militar. Aos 16 anos, durante o terceiro ano do ensino médio, prestei concurso para todas as possíveis carreiras militares (listando aqui EsSA, EEAr, AFA, EsPCEx, ITA, IME), inclusive o da PMPR, que utiliza o vestibular da UFPR como concurso. Cheguei a fazer um cursinho a noite, para complementar o estudo do terceiro ano.
Fui aprovado na EsSA, EEAr, EsPCEx e no vestibular da UFPR. Ao valorar os prós e contras de cada carreira, optei por seguir o caminho da Polícia Militar. Ingressei no Curso de Formação de Oficiais em 2014, e após três anos de formação em tempo integral, fui declarado Aspirante à Oficial em 2016. Desde então, atuei na capital e interior do estado do Paraná, tanto em funções operacionais quanto em funções administrativas. Posteriormente cursei Direito e realizei uma Pós Graduação em Ciências Jurídicas e Direito Militar.
Em uma frase, o que na sua profissão te deixa assim?

"Acompanhamento Tático em andamento!"
Como você se descobriu nessa carreia? Quem te inspirou?
Eu me descobri durante o curso. A realidade policial você só descobre depois que você está imerso no contexto. E aos poucos você se apaixona pela profissão, pelo o que ela representa para a sociedade e a relevância do serviço no dia a dia do cidadão. Quanto a inspiração, meu pai foi essencial para querer a carreira militar. Mas da parte da polícia não houve apenas uma pessoa. São diversas histórias de diversos policiais que te inspiram a seguir a carreira.
Qual é o processo para iniciar uma trajetória como policial? Cada Polícia Militar tem seu processo seletivo. É necessário buscar o edital para ver os requisitos de cada uma. Outro ponto que necessita de atenção é a necessidade ou não de curso superior para ingressar. Vou me ater ao processo que eu passei na PMPR. O primeiro passo é realizar a inscrição no vestibular da UFPR e na opção de curso selecionar o CFO - PM.
O vestibular é composto por duas fases: a primeira é a prova objetiva (agora com 90 questões), e a segunda é discursiva (no caso do CFO, é cobrado apenas as redações). Sendo aprovado nas duas fases do vestibular, existem mais 4 etapas: entrega de documentos solicitados, entrega dos exames de saúde, realização do teste físico e realização do teste psicológico. Aprovado nessas etapas, o candidato é convocado para tomar posse do cargo. Finalizada a parte burocrática, inicia-se o curso de formação de oficiais, que tem a duração de três anos. Ao final, o cadete é declarado aspirante a oficial e é designado para um dos diversos batalhões do estado do Paraná.
Como é o dia-a-dia de um policial? Aqui entra o termo "Diversas profissões em uma carreira só". O dia a dia depende muito da função que o oficial exerce. São diversas áreas de atuação, tanto operacional (incluindo o patrulhamento ostensivo motorizado, comando de aeronaves, comando de esquadrões de policiamento montado, patrulhamento em fronteira, dentre outras) quanto administrativa nas diversas áreas da gestão (pessoal, financeiro, logístico, planejamento, dentre outras). A beleza da profissão é justamente você poder se manter em uma função ou migrar entre elas quantas vezes achar necessário, trabalhando em diversas áreas com grandes diferenças entre elas.
Quais os principais desafios? O principal desafio é ter inteligência emocional para lidar com as pessoas, tanto com o público interno quanto externo. Ninguém chama o policial pra ir ver uma situação boa (salvo raras exceções). Quando alguém solicita a presença policial é para solucionar algum conflito ou atuar perante alguma infração penal.
Assim sendo, quando você tem que atuar restringindo direitos de terceiros, é necessário ter o controle emocional para agir com proporcionalidade. Com o publico interno da mesma forma, pois existem diversas pessoas sob sua responsabilidade, e você deve saber gerenciar as intercorrências e as individualidades para que a missão seja cumprida da melhor forma.
O que alguém precisa pra ser bem sucedido nessa profissão? Respeitar fielmente os princípios da Hierarquia e Disciplina. Ter amor a profissão, pois ser policial no Brasil nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. E tem que ter ciência que a profissão obriga ao denominado “Tributo de sangue”, ou seja, ao se formar, o Oficial presta o juramento, do qual extraio o seguinte trecho: "votar-me inteiramente ao serviço do Estado e de minha Pátria, cuja honra, integridade e instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida".
Quais habilidades você teve de desenvolver? Fora as habilidades profissionais atinentes a prática operacional policial militar, foi necessário trabalhar a interação interpessoal, visto que o trabalho essencialmente envolve lidar com diversos estratos sociais. Além disso, foi necessário me atualizar com frequência sobre os dispositivos legais e administrativos para que sempre fosse possível a tomada de decisão pautada na legalidade.
Qual a dica de ouro que você tem pra quem quer começar nessa carreira? Muito estudo, sem deixar de lado a atividade física. O concurso é muito concorrido e são poucas vagas. E é necessário refletir se possui o perfil para atuar em uma atividade policial.
Gostou? Curte e compartilha com aquele amigo que quer fazer essa profissão!!