logo-transparente.png
Fundo Blog_mascara.png

Saiba tudo sobre a carreira do Profissional de Mkt!


No Profissões sem Frescuras de hoje, falamos com Daniel Neix, 29 anos, que nos contou um pouco sobre sua carreira como Designer/Gerente de marketing. Confere aí!


Qual a sua profissão?

Designer/Gerente de marketing


Conta pra gente um pouco de quem você é, da sua história!

Me formei em análise e desenvolvimento de Sistemas e trabalhei por muito tempo nesse mercado, possuía uma carreira estável e com grandes chances de crescimento.


Porém ao começar a ter um contato maior com o mundo do Design acabei abrindo mão de tudo isso e voltando para a faculdade e o mundo do estagiário.


Hoje trabalho com design num mercado voltado para o setor educacional, onde tentamos desmistificar essa máxima de que "EAD é chato e feito nas coxas", tentando trazer cada vez mais experiências únicas e melhorando o engajamento dos estudantes.


Além disso em 2020 acabei abrindo uma empresa com meus sócios, Charlie e Isabela, juntos estamos focando nossos esforços no mercado de micro e pequenas empresas.


Em uma frase, o que na sua profissão te deixa assim?

Adoramos e vamos ficar com a primeira versão!


Como você se descobriu nessa carreia? Quem te inspirou?

Trabalhava como analista de sistemas na TOTVS, e com o tempo comecei a me interessar pelas campanhas feitas pela equipe de marketing interno da empresa.

Comecei a estudar mais o assunto e até mesmo tentei migrar de área, porém sem sucesso.


Com o tempo fui estudando cada vez mais e fazendo cursos na área, até que tomei a grande decisão de sair da empresa e iniciar uma nova faculdade.


Em 2013 entrei para a turma de design gráfico da universidade Anhembi Morumbi e no mesmo ano fui estagiário em uma editoria focada em impressos.

Qual é o processo para iniciar uma trajetória como Designer/Gerente de marketing?

Muito estudo e treino, saber utilizar corretamente os softwares se mercado é importante, mas só isso não faz um bom designer.


A faculdade também não vai te entregar todo o conhecimento necessário para atuar no mercado, isso precisa vir do estudante, design assim como a tecnologia está em constante mutação e evolução, portanto o profissional da área precisa sempre estar atento a essas mudanças.


Como é o dia-a-dia de um Designer/Gerente de marketing?

Varia muito de acordo com a empresa. A rotina em uma agência de publicidade é diferente de uma rotina em uma editora digital, por exemplo. Mas o que une os processos normalmente é um briefing bem estruturado dentro do escopo do cliente, brainstorm com as equipes para alinhar esses pontos, o designer trabalha constantemente alinhado com os profissionais de implementação.


Quais os principais desafios?

Estar constantemente atualizado em tendências, novas ferramentas de tecnologia, o que é comercial ou conceitual, ter uma grande bagagem de referências e compreender o seu público alvo para que o produto final tenha o melhor impacto possível.


O que alguém precisa pra ser bem sucedido nessa profissão?

Bagagem, conhecimentos técnicos e artísticos, habilidades de empatia e conhecimento de pesquisa e capacidade de trabalhar em equipe são habilidades essenciais.


Quais habilidades você teve de desenvolver?

É necessário desenvolver cada vez mais a criatividade, além claro do conhecimento técnico para utilização dos softwares de mercado.


Qual a dica de ouro que você tem pra quem quer começar nessa carreira?

Ter MUITA referência, conhecimento das teorias de escolas e movimentos artísticos, treinar o uso com ferramentas para apurar seu refinamento e senso estético.


Gostou? Curte e compartilha com aquele amigo que quer fazer essa profissão!!

Posts recentes

Ver tudo